Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009
Escola cidadã

 

A questão da educação e da relação da escola com a comunidade em que se insere

 Equaciona-se nos dias de hoje de fundamental importância e deve incidir sobre um conceito educativo que permita uma aprendizagem interactiva e criadora de realidades ricas que permita o emergir das lideranças, numa vivência democrática efectiva que promova a integração do diferente na vivência colectiva dos povos.

 

 Deste modo importa que a escola se abra à comunidade e que se transforme num espaço, onde as aprendizagens se façam a partir de um projecto educativo para o desenvolvimento, a partir dos contributos da comunidade envolvente, uma escola aberta e parceira de toda a comunidade em que se insere, pais alunos, empresas, parques naturais, ONGs, todos envolvidos na procura conjunta de um projecto educativo que perspective uma aprendizagem que se desenvolva a partir da descoberta das necessidades da comunidade e do mundo moderno.

 

 Um projecto educativo que consiga ultrapassar, as formas institucionais de acesso aos saberes que a escola actual ministra, que faça a ruptura com as metodologias de educação actuais e que permita responder aos desafios da modernidade.

 

 O desenvolvimento de um projecto educativo, desenvolvido a partir das necessidades sentidas pela comunidade, gerado a partir dessas necessidades que permita a reconstrução das identidades dos valores e das emoções.

 

Um projecto educativo, desenvolvido em parceria com os actores sujeitos da educação que promova, os saberes a partir da descoberta individual das necessidades de cada pessoa que permita o desenvolvimento dos talentos individuais e que promova as necessidades de uma vida comum, permitindo o emergir dos sentimentos genuinamente humanos, da entreajuda, da promoção do desenvolvimento equitativo das comunidades em que se insere e do mundo em geral.

 

Ema escola que permita o desenvolvimento de competências de comunicação, participação e representação e o respeito pelos ideais e pelas diferenças individuais de cada um.

 Um projecto educativo que envolva, alunos, professores e os actores da sociedade civil em actividades que dinamizem e promovam a qualidade de vida, o bem estar, uma educação cultural que promova as sociabilidades e que funcione, como ponte entre os saberes, as atitudes e as praticas socialmente justas e simultaneamente, produzam os saberes científicos que capacitem os seres humanos para um desenvolvimento sustentável.  

             

 

publicado por sociolocaminhar às 04:50
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